domingo, 17 de maio de 2009

COMO COMEÇAR A CRIAÇÃO DE POMBOS

O que é Columbofilia?
Columbofilia é a arte de criar pombos-correio para competição.
Como os columbófilos estão organizados?
Os columbófilos estão organizados em sociedades que por sua vez são filiados às federações estaduais. As competições são realizadas por estas entidades e para participar deve-se estar associado a uma delas.


Como é a competição?
Depois de devidamente treinados, os pombos-correio são levados a Sociedade onde serão inscritos para participarem de campeonatos. É feita uma ficha com o número da anilha de cada pombo; os fiscais colocam em sua pata um anel de borracha com um número de série e depois serão colocados em cestos dentro de um caminhão próprio para o transporte para a competição. Depois de todos os pombos dos associados estarem embarcados, o caminhão parte para o destino da solta.Exemplificando: sendo a saída sábado à tarde e a solta no domingo de manhã, todos os pombos-correio serão soltos simultaneamente e eles voltarão para seu lugar de origem, qual seja, o pombal onde cada um vive.
Assim que os pombos entram no pombal, o columbófilo retira o anel de borracha e o introduz em um relógio “constatador”, semelhante a um relógio de ponto que marca a hora, os minutos e segundos da chegada do pombo.
São marcados os seis primeiros pombos de cada criador. No final do dia os relógios serão levados até a sede da Sociedade onde os fiscais procederão a abertura e apuração dos mesmos. O vencedor não é necessariamente o primeiro pombo, e sim aquele que desenvolver a melhor média de velocidade calculada em metros por minuto (em relação ao local da solta e pombal do criador), já que as distâncias variam devido ao fato dos pombais encontrarem-se espalhados em pontos distantes da cidade.As distâncias são calculadas através do sistema de posicionamento global (GPS). Normalmente cada Sociedade promove três campeonatos por ano, sendo que em cada um são realizadas entre cinco ou seis provas.
-Campeonato de velocidade: de 110 Km a 300 Km
-Campeonato de meio-fundo: de 300 Km a 500 Km -Campeonato de fundo: de 500 Km a 800 Km
POMBO-CORREIO E SUA FORMA FÍSICA

7 comentários:

  1. Temos uma indústria á qual fabricamos racao propria para POMBO CORREIO.
    entrar em contato com
    fernando.bh@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês fazem entrega para todo o Brasil? Sou do estado de Sergipe será que vocês entregariam?
      dichagas.10@gmail.com

      Excluir
    2. vcs estaos vendendo racao para pombos correios estou que rendo comprar

      Excluir
  2. crio pombos to querendo compra anilhas como que faço

    ResponderExcluir
  3. Vc é de qual estado, tem pra venda?

    ResponderExcluir
  4. tenho um terreno grande e sem ocupação, na região da zona sul de BH, e gostaria de criar pombos com alguem que ja tem conhecimento. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir